A Enfermagem em Urgência e Emergência e seus campos de atuação

2021-10-14T10:11:51-03:00 14/10/2021|blog, Notícias|

A Enfermagem em Urgência e Emergência e seus campos de atuação

 

Equipe G7 Instituto

 

A pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência é um curso que acrescenta à formação do enfermeiro conhecimentos mais aprofundados sobre primeiros socorros, tratamentos de doenças, cuidados com pacientes etc.

 

O profissional especializado tem atuação essencial na urgência e emergência hospitalar. O enfermeiro acolhe o paciente, sendo responsável pela classificação de risco de morte, através de uma análise do estado de saúde em que a pessoa se encontra. Esse profissional realiza procedimentos básicos e avançados de atendimento.

 

O enfermeiro em urgência e emergência também atua no atendimento às vítimas de trauma, emergências obstétricas e na identificação precoce de pré-eclâmpsia, eclampsia e hemorragias.

 

PRÉ-HOSPITALAR

A Resolução nº 655/2020 do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) “normatiza a atuação dos profissionais de enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar (APH) móvel Terrestre e Aquaviário, quer seja na assistência direta, no gerenciamento e/ ou na Central de Regulação das Urgências (CRU)” (COFEN, 2020).

 

O APH trata de tipos variados de ocorrências. Conhecer a diferença entre urgência e emergência, segundo o Ministério da Saúde, é necessário para realizar o atendimento adequado.

 

De acordo com a Lei nº 9.656/98, que regulamenta os planos de saúde, emergência são os casos em que existe o risco imediato de morte ou de consequências irrecuperáveis -um infarto, por exemplo. Os casos considerados urgências são traumas como quedas, fraturas e outros acidentes em que não existe risco de morte, mas que precisam de atendimento imediato. Tanto o atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, quanto os casos de emergências devem ser feitos por profissionais capacitados.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. LEI Nº 9.656, DE 3 DE JUNHO DE 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9656.htm>. Acesso em: 14 out. 2021.

COFEN. RESOLUÇÃO COFEN Nº 655/2020. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-655-2020_84045.html>. Acesso em: 14 out. 2021.

EDUCA MAIS BRASIL. Conheça a especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/conheca-a-especializacao-em-enfermagem-em-urgencia-e-emergencia. Acesso em: 14 out. 2021.

WhatsApp chat